O que são?
Assim como as pessoas têm personalidades, visão de mundo e valores, empresas também precisam desenvolver alguns atributos para criar conexões verdadeiras com a audiência. Os arquétipos de marca são ótimas formas de praticar a humanização e gerar boas estratégias de marketing a partir de gatilhos emocionais.
Empresas que têm uma personalidade bem definida e sabem se comunicar usando o melhor dos seus atributos, conquistam a confiança do público de forma muito mais fácil, além de se posicionarem enquanto a melhor escolha em processos de decisão. Nós utilizamos os arquétipos como base para que o projeto criado siga uma identidade coerente com a personalidade da empresa e dessa forma, atingido melhor seus objetivos diante do mercado.
Conheça cada um dos arquétipos de marca
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Os arquétipos Independentes
- Explorador – É uma marca que aprecia a liberdade, novas experiências, é ambiciosa. É fiel a sua visão e incentiva o seu público a descobrir novos mundos e apreciar a sua individualidade. Exemplos: Jeep, Red Bull
- Sábio – A marca com esse arquétipo estimula o aprendizado e o pensamento. Acreditam que compartilhar o seu conhecimento com as pessoas e com o mundo o torna melhor. Exemplos: Google, TED
- Inocente – É uma marca otimista, que inspira simplicidade e pureza, são bastante transparentes, espontâneas e autênticas. Comunicam positividade e esperança para o seu público. Exemplos: Coca-Cola, Dove
- Os arquétipos da Excelência
- Herói – É um arquétipo forte e disciplinado, que está pronto para encarar desafios. As marcas com essa personalidade comunicam e se expressam através do desempenho e acreditam que através dele a vida das pessoas se torna melhor. Exemplos: Nike, FedEx
- Mago – Tem uma personalidade mais mística, procurando soluções indecifráveis para determinado produto ou serviço. São corajosas, e se comunicam através de ideias que são taxadas como loucas. Exemplos: Disney, Apple
- Rebelde – São marcas que gostam de quebrar algumas barreiras, sendo inquietas e buscando atingir seus valores dentro da sociedade e atingir e influenciar pessoas que pensam da mesma forma. Exemplos: Harley Davidson, Virgin
- Os arquétipos do pertencimento
- Cara Comum – São marcas que se conectam facilmente, são práticas, e buscam o pertencimento ao comportamento social. Buscam se comunicar para atingir um público maior e possui uma linguagem mais acessível. Exemplos: Havaianas, Hering
- Bobo da Corte – São marcas divertidas, acessíveis e espontâneas. Acreditam que através da sua tranquilidade e de sua comunicação alegre consigam atrair pessoas e tornar as experiências com o produto ou serviço melhores. Exemplos: Skol, McDonald’s
- Amante – São marcas que se dedicam aos desejos e buscam pela personalização e o prazer dos seus clientes. Se comunicam diretamente com o seu público, despertando um tom maior de exclusividade. Exemplos: Dior, Chanel
- Os arquétipos da estabilidade
- Prestativo – São marcas generosas, afetivas e que tem como objetivo facilitar a vida das pessoas. Se posicionam e atuam em situações pertinentes a sociedade. Exemplos: Amazon, Nestlé, Unicef
- Governante – São marcas que lideram, são responsáveis, carismáticas e realçam o poder, status, e o prestígio do cliente. A partir disso criam comunidades bem-sucedidas de clientes fiéis que as admiram. Exemplos: Rolex, Microsoft
- Criador – São marcas que trabalham com ideias, imaginação e criatividade, prezando pela inovação e pela experiência diferenciada dos seus clientes. Possui uma comunicação atraente e bastante expressiva. Exemplos: Lego, Adobe
E você, já conseguiu identificar qual seria o arquétipo que está mais próximo da sua marca? Conta para a gente!