Arquitetura de marcas é um método de organização de marcas, serviços e produtos dentro de uma empresa.
Por meio desse método, marcas como a FedEx, a Apple, e a Unilever promovem suas ofertas utilizando estratégias de branding, identidade visual e marketing, sem a perda do reconhecimento da marca mãe e as demais associadas a mesma. Essas estratégias de arquitetura podem ser segmentadas em três grupos:
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Monolítico
A marca mãe/principal é extremamente presente sobre o portfólio e existe uma relação similar entre ela e as demais. Como exemplo temos a FedEx que atua no mercado fazendo entregas. A identidade visual da marca mãe precisa estar presente sobre as demais para o público facilmente associá-las a uma única organização.
2.Endosso
A marca mãe utiliza seu amplo reconhecimento diante do público para a criação de outras submarcas, sendo essas independentes, e para a geração de consistência sobre os seus produtos. Dois exemplos desse grupo são a Globo e a Apple que possuem submarcas.
Fonte: Canal YouTube – TV Globo
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Independente
Dentro desse grupo as marcas associadas a marca mãe geralmente são mais relevantes que a própria. A relevância para a marca mãe é criada na área de investimentos e dentro do grupo pode existir uma distinção maior de categorias de produtos, serviços e de identidade visual. Um grande exemplo é a Unilever que possui um portfólio grande e com marcas totalmente independentes.
A arquitetura de marcas pode ser aplicada em grandes e pequenas empresas e, quando bem aplicadas, essa organização promove vantagens sobre o seu desempenho final no mercado.
Vantagens
- Permite conversar com públicos diferenciados;
- Comunicação objetiva e consistente;
- Redução de custos sobre a comunicação;
- Expansão e internacionalização do portfólio;
- Segurança sobre os stakeholders.