1. O símbolo não pode ser semelhante a de alguma marca existente
É importante observar cores, formas e angulações do símbolo para torná-lo diferente das marcas já existentes. A marca dos Correios, por exemplo, passou por um redesign e, por falta de estudo, a proposta desenvolvida ficou bem semelhante ao símbolo de uma concorrente.
2. O símbolo não ser flexível por estar ligado ao logotipo
A marca e suas partes deixam de ter uma flexibilidade maior de aplicações quando o símbolo está conectado ao logotipo e com isso a marca passa a ter limitações técnicas e problemas de legibilidade.
3. O símbolo ser comum e não ter personalidade
A venda fácil e gratuita de marcas e símbolos é algo comum, mas não é algo que gera diferencial e personalidade, já que outras pessoas também poderão ter acesso a essas ferramentas. Sua marca perde a exclusividade e não se conecta de forma estratégica com seu público.
4. O símbolo não está conceitualmente ligado ao tipo de negócio
O símbolo deve comunicar o tipo de negócio que ele irá representar a partir de sua conceituação. A sua forma pode ser clara e objetiva, comunicando de imediato o tipo de produto ou serviço oferecido, ou pode ser com formas mais abstratas, mas com todo um contexto conceitual executado que tem relação com a marca.
5. O símbolo não é entendido ou tem duplo sentido
Um símbolo bastante abstrato, com uma conceituação difícil de ser entendida deve ser evitado. É importante também analisar todas as formas, angulações e cores para o mesmo não comunicar um duplo sentido.
6. O símbolo apresenta excesso de elementos visuais
O excesso de elementos pode causar um peso visual a marca e pode causar problemas técnicos em suas aplicações, como em reduções, produtos impressos (o uso de várias cores pode ampliar custos). Uma marca sintetizada e sem muita informação é mais atrativa e mais facilmente memorizada pelo público.
7. O símbolo apresenta linhas finas e falta de espaçamento
O símbolo deve ser executado pensando também em suas reduções para não produzir ruídos. Linhas muito finas e falta de espaçamento podem desaparecer e mudar a leitura do símbolo da marca.