Os logotipos possuem sua variação de composição e podem ser divididos em algumas categorias:
- Lettermark
São formados por marcas que destacam as letras ou as abreviações no seu logotipo. É uma forma usada em empresas que possuem nomes grandes, nomes compostos ou difíceis de se gravar na memória.
H&M- Abreviação de “Hennes & Mauritz”. Henners é um termo sueco que significa “seu” e Mauritz é o nome da loja fundada anteriormente pelo fundador.
AJMT Construções (marca desenvolvida pela Flow) – O nome da marca é a junção das iniciais do nome do proprietário e da sua filha.
O destaque nesse estilo são as abreviações, geralmente desenhadas de forma estilizada e sem símbolo. Esse formato reduzido, em algumas formas de uso, gera economia de espaço.
- Símbolo e ícone
Aqui as empresas se apresentam e são reconhecidas através do símbolo visual, apesar de terem a tipografia. Sendo assim, a empresa que quer se tornar reconhecida unicamente pelo símbolo, precisa trabalhar bem a gestão dela até atingir esse nível e geralmente funciona melhor com empresas globais.
- Wordmark
Esse formato acontece quando a empresa utiliza apenas o seu nome como logotipo. Geralmente se usa uma fonte única e personalizada, como exemplo temos a Coca-Cola, Disney e a nossa!
Essas marcas costumam ser minimalistas e são capazes de comunicar rapidamente o que a empresa representa.
- Combination Mark
Aqui conseguimos observar que são combinados texto e símbolo formando o logotipo, o estilo mais utilizado no mundo. A marca quando é nesse formato possui 2 fontes de reconhecimento, tanto o símbolo quanto a tipografia. Bons exemplos disso é a Adidas, e as marcas Pollo21 e a RRC Gestão, desenvolvidas por nossa equipe.
Por sinal, esse formato permite que os elementos sejam separados quando a situação exigir.
- Emblema
Esse ocorre quando todos os elementos estão integrados em um único emblema, permite que o design seja mais compacto e útil para determinadas aplicações. No entanto, é preciso ter muito cuidado nesse modelo, pois o nome da empresa precisa ser legível.
E aí, já sabia o seu modelo? Conta para a gente!