Rosa é a cor deste mês de julho, pelo menos para os fãs da Barbie que esperaram ansiosamente o lançamento do filme.
A cor domina o live-action, como você pode ver no trailer: a casa da Barbie é rosa, assim como seu carro, suas roupas, as ruas da cidade, os aviões voando e até a areia da praia.
A estrela Margot Robbie está desfilando em tapetes rosa para promover o filme, marcas estão criando produtos personalizados dessa cor – desde hambúrgueres a produtos pet – e os fãs estão usando roupas na cor característica da boneca.
Nas redes sociais, essa onda pink despertada pela volta da Barbie aos cinemas, virou tendência e ganhou nome: Barbie Core.
Ao pesquisar pelos nomes Barbie, Margot Robbie, Ryan Gosling ou Greta Gerwig no Google, um brilho cor-de-rosa domina a tela, colorindo toda a página de busca com a cor característica da icônica boneca.
Mas você sabia que boneca Barbie original nem sequer usava rosa quando foi lançada, em 1959, mas, sim, um maiô preto e branco em estampa chevron?
Embora a boneca Barbie original não tivesse marketing rosa, nos anos 70, a Mattel fez um esforço para comercializar a boneca para meninas, em vez de adolescentes, e usou o rosa como cor principal para a identidade da marca da boneca. Agora, a boneca é sinônimo de cor e a Mattel tem até um tom Pantone protegido por direitos autorais chamado Barbie pink (219 C), um tom profundo e brilhante do tom rosado.
Por que o Barbiecore fez tanto sucesso?
A tendência decolou por causa da vibe divertida da cor, que é ainda mais atraente em um mundo pós-COVID.
Quando pensamos nessa tendência [Barbiecore], é bonito, é rosa choque, não é muito complexo – depois do COVID as pessoas estão desejando um momento em que as coisas pareçam menos pesadas.
O apelo da tendência de usar rosa choque também está em sua acessibilidade financeira. Embora a Mattel e a boneca Barbie tenham sido criticadas por promoverem ideais de beleza limitados, principalmente quando se trata de tamanho e raça, o Barbiecore é uma tendência da qual todos podem participar em algum nível.
Rosa choque é uma cor ousada que está disponível em todos os preços. É uma tendência muito mais acessível de participar.
Dentro da tendência Barbiecore, a paleta é composta principalmente de rosa-choque e tons rosados ousados, como fúcsia e magenta.
A diretora do filme Barbie, Greta Gerwig, disse que a cor era importante para “manter a ‘infantilidade'” da estética do filme. “Eu queria que os rosas fossem muito brilhantes e tudo fosse quase demais”, disse Gerwig, acrescentando que não queria “esquecer o que me fez amar a Barbie quando eu era uma garotinha”.
O lançamento do filme ‘Barbie’, no entanto, quase foi responsável por um mundo menos cor-de-rosa. Segundo a designer de produção Sarah Greenwood, o uso excessivo da tinta rosa fluorescente nos cenários do filme quase provocou uma escassez global dos pigmentos necessários para produzir o tom certo. Acredita?