A elaboração de um nome demanda um processo criativo e interdisciplinar de desenvolvimento. Requer algumas competências (linguística, marketing, design e legislação de marca, por este motivo se fala em interdisciplinaridade) para que seja garantida a integridade da mensagem da marca (e não haja equívocos na comunicação, na associação de ideias, na imagem da marca, entre outros). Confira algumas dicas para montar um nome forte para seu negócio!
NOMES ORIGINAIS
É fundamental que o nome seja original, não apenas para uma diferenciação em termos de mercado concorrencial, mas, sobretudo, para salvaguardar, em termos jurídicos, a integridade da marca.
NOMES PESSOAIS
Nomes vinculados a pessoas. Quando o nome pessoal é uma marca, há uma assinatura, uma identidade, que pode contribuir para uma base de confiança.
NOMES TOPONÍMICOS
Nomes que designam localidades.
NOMES DE PRODUTOS E PROCESSOS
Enfatiza a relação com o produto e com os meios de produção.
NOMES COM FÁCIL ESCRITA
Assim como a pronúncia, também é importante que a escrita seja fácil e que não haja utilização desnecessária de letras (do tipo: y, w, h, entre outros) que dificultam a fixação da marca.
NOMES COM FÁCIL PRONÚNCIA
Talvez a característica mais importante na definição de um nome seja a certeza que não haverá dúvida na sua pronúncia. Esta qualidade é importante, pois garante a memorização da marca e, consequentemente, a sua rápida menção.
TAMANHO DOS NOMES
Nomes mais curtos podem contribuir não só para a facilidade na memorização da marca (desde que escritos de maneira fácil também, claro), mas também na elaboração da identidade visual.
ATRIBUTOS E EMOÇÕES
Se os nomes puderem fazer alusão a alguma característica da marca, ou a algum benefício do produto, poderão contribuir para a sua memorização por meio de uma diferenciação em termos de mercado. O mesmo acontece se o nome puder estabelecer relações emocionais.
NOMES COM SIGNIFICADOS
Se o nome estiver diretamente relacionado com o produto ou serviço que representa, isto pode traduzir uma maior facilidade na memorização e também na construção do vínculo com a marca.