Português PT-BR Português PT-PT Español ES English EN

Naming – como construir um bom nome

A elaboração de um nome demanda um processo criativo e interdisciplinar de desenvolvimento. Requer algumas competências (linguística, marketing, design e legislação de marca, por este motivo se fala em interdisciplinaridade) para que seja garantida a integridade da mensagem da marca (e não haja equívocos na comunicação, na associação de ideias, na imagem da marca, entre outros). Confira algumas dicas para montar um nome forte para seu negócio!⁣

NOMES ORIGINAIS

É fundamental que o nome seja original, não apenas para uma diferenciação em termos de mercado concorrencial, mas, sobretudo, para salvaguardar, em termos jurídicos, a integridade da marca.

NOMES PESSOAIS

Nomes vinculados a pessoas. Quando o nome pessoal é uma marca, há uma assinatura, uma identidade, que pode contribuir para uma base de confiança.

NOMES TOPONÍMICOS

Nomes que designam localidades.

NOMES DE PRODUTOS E PROCESSOS

Enfatiza a relação com o produto e com os meios de produção.

NOMES COM FÁCIL ESCRITA

Assim como a pronúncia, também é importante que a escrita seja fácil e que não haja utilização desnecessária de letras (do tipo: y, w, h, entre outros) que dificultam a fixação da marca.

NOMES COM FÁCIL PRONÚNCIA

Talvez a característica mais importante na definição de um nome seja a certeza que não haverá dúvida na sua pronúncia. Esta qualidade é importante, pois garante a memorização da marca e, consequentemente, a sua rápida menção.

TAMANHO DOS NOMES

Nomes mais curtos podem contribuir não só para a facilidade na memorização da marca (desde que escritos de maneira fácil também, claro), mas também na elaboração da identidade visual.

ATRIBUTOS E EMOÇÕES

Se os nomes puderem fazer alusão a alguma característica da marca, ou a algum benefício do produto, poderão contribuir para a sua memorização por meio de uma diferenciação em termos de mercado. O mesmo acontece se o nome puder estabelecer relações emocionais.

NOMES COM SIGNIFICADOS

Se o nome estiver diretamente relacionado com o produto ou serviço que representa, isto pode traduzir uma maior facilidade na memorização e também na construção do vínculo com a marca.

“Um nome certo é atemporal, não cansa, é fácil de dizer e lembrar; representa alguma coisa e facilita as extensões de marca. Seu som tem ritmo. Ele é fantástico no texto de um e-mail e no logotipo. Um nome bem escolhido é um ativo de marca fundamental e está sempre trabalhando.” (WHELLER, 2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir Chat
1
Fale Conosco
Olá, podemos te ajudar?